NOVO SITE. CLIQUE SOBRE A FOTO E CONFIRA

LIvraria virtual 'Chesterton Livros'

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hoje: Livro de crônicas de G. K. Chesterton será lançado em Florianópolis


Hoje: Livro de crônicas de G. K. Chesterton será lançado em Florianópolis

Mateus Leme é o responsável pela tradução da obra do autor britânico para a língua portuguesa



Um inglês brilhante de 2,09 metros de altura e 140 kg foi um dos autores que mais marcou grandes mestres da literatura, como Agatha Christie e Gabriel García Márquez, nas primeiras décadas do século XX. Gilbert Keith Chesterton é seu nome e, apesar de ter poucos de seus mais de 100 livros traduzidos para o português, ele é redescoberto no Brasil por leitores cada vez mais jovens.

A maior prova disso é o lançamento do livro Tremendas Trivialidades (Ed. Ecclesiae, 252 pág., R$45), obra de Chesterton traduzida pelo jovem médico paulistano Mateus Leme, que será lançada na próxima sexta-feira, dia 14, às 18 horas, na Megastore da Livrarias Catarinense, localizada no Centro da Capital. A obra reúne 39 crônicas do autor britânico e chega ao mercado brasileiro num período de euforia em torno de Chesterton, conhecido mundialmente por ser um grande investigador da alma humana.

"Conheci G. K. Chesterton ainda na época de colégio, por intermédio dos meus pais e desde então meu gosto e admiração pelo estilo do autor só aumentou! E foi justamente a pequena divulgação dos textos de Chesterton em língua portuguesa que me levou a colaborar para que os brasileiros conhecessem mais o autor", explica Mateus, que durante o lançamento fará uma palestra sobre a vida de Chesterton e responderá a perguntas dos leitores.

Apesar de ter falecido aos 62 anos, em 1936, Chesterton deixou uma obra que diz muito aos nossos dias. Agnóstico convertido ao catolicismo, o autor era conhecido pelo bom humor e inteligência com os quais respondia a importantes pensadores de sua época em longos debates públicos, em uma década em que a ciência e a tecnologia avançavam, ameaçando a relação do homem com a religião e levantando novas questões éticas, à semelhança do que acontece em pleno século XXI.

Em Tremendas Trivialidades, obra que será lançada em Florianópolis, busca-se mostrar ao leitor que não existem coisas desprovidas de interesse, triviais, mas apenas pessoas que não se interessam suficientemente por elas. O livro é um convite ao leitor para ver nas pequenas coisas não a sua beleza, mas sua grandeza.

Encontro de leitores

O lançamento do livro é promovido pela Sociedade Chesterton Brasil (www.chestertonbrasil.org), uma iniciativa de leitores que, a exemplo do que ocorre em outros países, mobiliza verdadeiros fãs do autor em encontros ocasionais para discutir sua obra e, por vezes, seus pensamentos sobre economia (Chesterton criou o Distributismo, uma teoria econômica que incentiva cooperativas e negócios comunitários).

"Esta será a primeira vez que Santa Catarina recebe um encontro de leitores do autor! Certamente servirá para que conheçamos mais sobre Chesterton, mas também ajudará a fazermos contatos e novas amizades. É uma experiência cultural bem interessante!", conta o catarinense Victor David, jovem empreendedor que apoia a iniciativa e que percebeu no interesse crescente por Chesterton uma oportunidade de vendas de camisetas com a caricatura do autor pelo sitewww.vestesacra.com.

O encontro de leitores e curiosos faz parte de uma agenda que começou mês passado, em Fortaleza (CE), quando cerca de 50 jovens puderam trocar ideais a respeito do pensador britânico. Depois de Florianópolis a Sociedade Chesterton Brasil deverá realizar outros encontros em Belho Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ).

Serviço

Lançamento do livro “Tremendas Trivialidades - G. K. Chesterton"

Onde: Megastore da Livrarias Catarinense – Rua Felipe Schmidt, nº 60, Centro, em Florianópolis.
Quando: 14/09, às 18h
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3271.6001 |www.livrariascatarinense.com.br
www.chestertonbrasil.org
www.facebook.com/camisetaschesterton

Nenhum comentário:

Postar um comentário